Neurociências e Psicanálise

logo1

Sigmund Freud , mais conhecido como criador da psicanalise, passou muitos anos de sua vida em laboratórios experimentais, facinado com idéias darwinistas e fazendo pesquisa neurológica básica, em épocas em que não se conhecia propriamente o neurônio.

No entanto Freud, exímio médico clínico, craque em diagnósticos neurológicos mas descontente com o futuro de sua vida profissional, desenvolve um novo método para tratamento das neuroses.

Bisturis, Fármacos, procedimentos cirurgicos? Não! A escuta e a palavra eram as ferramentas. Tudo teorizado com um brilhantismo literário único.

Por Freud ter uma base de formação médico-científica e ressaltar em muitas passagens de sua obra a importância da futura psicofarmacologia, bem como do método científico; muitos cientistas hoje acreditam que a psicanálise pode ser corroborada via métodos cléssicos de investigação. O problema é que alguns psicanalistas se opoem bravamente. É uma bela briga.

Links:

*Luis Fernando S. de Souza-Pinto, é Biólogo, mestrando em Psicobiologia pela USP de Ribeirão Preto e Psicanalista.
Categorias: Neurociência e tags: , . Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1474): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(74): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194