Você é um Dodô?

Prezados colegas da SBNeC,

Gostaríamos de divulgar o evento que realizaremos na próxima semana, que esperamos possa contribuir um pouco para remover as trevas que teimam em alastrar-se por toda parte, inclusive no ambiente acadêmico. Nosso Coletivo intitulado “Ácido Cético” está organizado desde novembro de 2006, quando fizemos uma série de exibições “comentadas” de “Quem Somos Nós?” (para um público grande, principalmente de estudantes universitários), e inclui professores (genética, física, biofísica, bioquímica, etc) e estudantes.
Vários de nós, porém, temos algumas décadas de estrada, tendo participado da Sociedade Astronômica RioGrandense, que também sempre se dedicou a combater as pseudociências. Esta é nossa segunda atividade de algum porte, e também mantemos um Blogue.

Saudações,

Jorge A. Quillfeldt
Laboratório de Psicobiologia e Neurocomputação (LPBNC)
Departamento de Biofísica – Instituto de Biociências
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

A controvérsia Evolução X Criacionismo em pleno século XXI

Convite: Justamente durante a V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema, este ano, é “Evolução e Diversidade”, o Coletivo Ácido Cético articulou-se com o Projeto Ciência no Planetário – Colóquios Eduardo D. Barcelos e organizou um painel completo sobre o Criacionismo e suas diferentes vertentes em constante confronto com a Ciência e o Ensino Laico. Em pleno século XXI, o movimento ressurge com a denominação de Projeto Inteligente (Intelligent Design), uma pseudociência que traz novos desafios à comunidade científica em seus esforços de divulgação e educação.

Após um mini-simpósio introdutório apresentado pelos professores Aldo Mellender de Araújo e Renato Flores, ambos do Departamento de Genética do IB / UFRGS, assistiremos e debateremos dois grandes filmes. O primeiro é O JULGAMENTO DO MACACO (Inherit the Wind, 1960), um clássico estrelando Spencer Tracy, Fredric March, Gene Kelly e Dick York, com diálogos estonteantes em uma envolvente dramatização do julgamento de John

Scopes, ocorrido em 1925. No dia 23/10 assistiremos a UM BANDO DE DODÔS – O Circo da Evolução e do Projeto Inteligente (Flock of Dodos, 2006), sofisticado documentário dirigido pelo biólogo e cineasta Randy Olson. Um Bando de Dodôs fará sua premiére nacional neste dia, com legendas preparadas pelo próprio Coletivo Ácido Cético com autorização do diretor.

Não perca essa oportunidade de conhecer um dos grandes embates da Ciência moderna às portas do aniversário de 150 anos da publicação de A Origem das Espécies (veja os originais aqui ou leia a íntegra do texto aqui), a ser comemorado durante o ano de 2009.

Local: Planetário da UFRGS (sala multimeios)

Datas e horário: dias 21, 22 e 23/10/2008, sempre às 19h

Programação * :

Dia 1 – terça-feira, 21/10, 19h
MINI-SIMPÓSIO:
(1) “Teoria da Evolução para Incrédulos”
Renato Flores, Depto. de Genética, IB
(2) “Charles Darwin e o Paradigma da Evolução”
Aldo Mellender de Araújo, Depto. de Genética, IB

Dia 2 – quarta-feira, 22/10, 19h
FILME & DEBATE: “O Julgamento do Macaco” (“Inherit the wind”, 1960). Debate com Renato Flores, Aldo Mellender de Araújo e Jorge A Quillfeldt.

Dia 3 – quinta-feira, 23/10, 19h
FILME & DEBATE: “Um Bando de Dodos – O Circo da Evolução e do Desenho Inteligente” (“Flock of Dodos”, 2006). Debate com Aldo Mellender de Araújo, Renato Flores e Jorge A Quillfeldt.

Promoção:

Coletivo Ácido Cético / UFRGS
Planetário Prof. José Baptista Pereira / UFRGS
Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS
Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS
Sociedade Astronômica RioGrandense

(*) Baixe o Cartaz aqui

Categorias: Eventos. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

3 Comentários


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php:194 Stack trace: #0 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/comments.php(34): thematic_commenter_link() #1 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/comment-template.php(1510): require('/home/storage/5...') #2 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/single.php(38): comments_template() #3 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-includes/template-loader.php(77): include('/home/storage/5...') #4 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/5...') #5 /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/index.php(17): require('/home/storage/5...') #6 {main} thrown in /home/storage/5/54/f3/blog250/public_html/wp-content/themes/thematic/library/extensions/hooks-filters.php on line 194