Colóquio Escolas da Percepção Ano II

A PEQUENA JANELA DOS SENTIDOS

Profa. Maira Fróes (ICB/PAN/Espaço Alexandria UFRJ)

“Meu mundo, e somente ele, habito, somente por ele transito, tão particular, tão de mim indissociável, no absoluto, imponderável, quiçá minúsculo, o mesquinho mundo das sensações minhas, o mundo dos meus movimentos, das minhas necessidades, dos meus entendimentos, dos meus desentendimentos, dos meus julgamentos, das minhas paixões, e esse mundo é de tal alardeado, por tantos, meus ‘todos’, espelhado… Gigantesca arrogância, essa minha, de ser…” (MMF)

O grupo interdisciplinar Anatomia das Paixões acredita que a combinação única, intencional, e não hierárquica, de arte e ciência esteja na raiz de uma plataforma inovadora, contemporânea, de criação e análise do conhecimento científico, onde a arte atuaria como catalisadora da lógica e do insight intelectual aplicados à ciência.

Vemos a arte, seu valor simbólico, seu grande poder de significação complexa, como fortíssimo comunicador humano, capaz de agregar-nos, pelas sensações de pertencimento e auto-reconhecimento, ao nosso mundo perceptual, alargando-nos a avaliação de sua natureza implícita, contrariamente ao estabelecido pela ciência moderna. Enquanto inspiradora para a consciência e para ciência, acreditamos no poder da arte em alargar a pequena janela dos sentidos disponível à ciência, transformando  e concebendo um novo homem na prática de suas criações e no reconhecimento de suas verdades.

http://anatomiadaspaixoes.blogspot.com/

 

Categorias: Eventos. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Um Comentário