MEDICINA E ELETROMAGNETISMO
EUA – O FDA libera equipamento de estimulação cerebral eletromagnética contra depressão. O NeuroStar TMS é o primeiro equipamento de estimulação eletromagnética cerebral, autorizado para venda nos EUA, para tratamento de depressões graves, contra as quais as drogas conhecidas não são eficazes, segundo Scott McFarland (FDA).O sistema, chamado de NeuroStar TMS (Transcranial Magnetic Stimulation), constitui um procedimento que dura 40 minutos e pode ser realizado pelo psiquiatra durante uma consulta.
O aparelho produz impulsos eletromagnéticos de forte intensidade que estimulam os neurônios em uma região do cérebro ligada à depressão.
Fabricado pela empresa americana Neuronetics, o tratamento é geralmente aplicado diariamente, durante quatro a seis semanas, e não exige qualquer cirurgia ou anestesia.
“O NeuroStar TMS mostrou efeitos terapêuticos estatisticamente e clinicamente significativos”, destacou Phil Janicak, professor de psiquiatria da Universidade Rush de Chicago (Illinois), principal autor do estudo realizado para obter a aprovação da FDA.
O Prof. John Greden, professor de psiquiatria e diretor do centro de depressão da Universidade de Michigan relata que metade dos pacientes tratados com anti-depressivos, no mundo, não apresentam melhora clínica evidente.
FONTE: FOLHAONLINE 22/10/2008 – 12h52
Um Comentário