SBNeC – Caxambu 2010 ARTSCI SATÉLITE MAIS QUE A RAZÃO DO BELO: UMA CIÊNCIA SENSÍVEL

ANATOMIA DAS PAIXÕES: a arte, a ciência e o sujeito                         PALESTRA Maira Monteiro Fróes

Instituto de Ciências Biomédicas, Programa Avançado de Neurociências, Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Espaço Alexandria – UFRJ

A percepção, tema que transversaliza, por definição apriorística, os muitos campos intelectuais reconhecidamente contemporâneos, é identificada em nosso grupo como o ponto de partida para muitas, senão todas as formas de conhecimento, incluindo a ciência. Elegemos o sistema auditivo humano como modelo para uma análise da percepção da ciência pelo sujeito da ciência, proposta central de nosso grupo. Com forte interferência artística combinada a dupla contextualização conceitual, científica e artística, representamos, em objetos materiais, em produção digital e literária, os pilares de forma e função neurobiológico-cognitivas identificados nos bastidores da criação do som como sensação. As linhas de fusão entre arte e ciência nos objetos de acervo e experimentação do projeto fazem-se inefáveis, graças a uma cuidadosa combinação, não hierárquica, de valores artísticos e científicos. Nosso objetivo está em investigar aspectos das bases neurocognitivas e de aprendizado, criatividade e insight intelectual na prática científica resultantes da análise, hipoteticamente multimodal, destes e outros objetos da ciência.

(http://anatomiadaspaixoes.blogspot.com/)

Categorias: Eventos. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Envie um Comentário

Seu email nunca será divulgado. Os campos de preenchimento necessário estão marcado com um *

*
*