SBNeC – Caxambu 2010 ARTSCI SATÉLITE MAIS QUE A RAZÃO DO BELO: UMA CIÊNCIA SENSÍVEL

LEONARDO DA VINCI, um neurocientista PALESTRA Eduardo Kickhofel

Leonardo da Vinci. Estudos do sistema nervoso.Pena e nanquim sépia sobre traços de carvão, 290 x 214 mm Biblioteca Real, Castelo de Windsor (RL 12602r) Circa 1506-08

História da Filosofia da Renascença, UNIFESP

Após sua formação como artífice no ateliê de Andrea del Verrocchio, Leonardo da Vinci iniciou seus estudos seguindo textos da tradição, como o Anatomia de Mondino de Luzzi, e aplicou alguns de seus conhecimentos em suas pinturas, tal qual alguns de seus contemporâneos faziam.  Entretanto, em pouco tempo Leonardo começou a dissecar e a elaborar suas próprias concepções a respeito da anatomia do homem, e também aplicou-as de modo inédito em suas pinturas. Se para um pintor como Antonio del Pollaioulo bastava conhecer a forma externa dos ossos e dos músculos, Leonardo queria saber as causas dos movimentos dos ossos e dos músculos, e essas causas estavam relacionadas a suas concepções a respeito do cérebro e dos nervos do corpo humano.

(http://anatomiadaspaixoes.blogspot.com/)

Categorias: Eventos. Para adicionar o texto à sua lista de favoritos, use o permalink. Envie um comentário ou deixe um trackback: URL de trackback.

Envie um Comentário

Seu email nunca será divulgado. Os campos de preenchimento necessário estão marcado com um *

*
*